DUMONT

DUMONT
ESPAÇO DUMONT
Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de março de 2010

Senado homenageia pessoas com deficiência e Heráclito anuncia cota também para terceirizados

[Foto: café da manhã em homenagem aos funcionários portadores de deficiência ]

O primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), anunciou que o Senado reservará cotas também para pessoas com deficiência que forem contratadas por meio de terceirização, e não apenas para concursados, como já ocorre. O anúncio foi feito durante café da manhã em homenagem aos funcionários portadores de deficiência, no restaurante do Senado.

A coordenadora do Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, Mônica de Araújo Freitas, que é também chefe do Cerimonial da Presidência da Casa, informou que foi assinado convênio com a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Excepcionais (Apae) para contratação de oito pessoas com deficiência para trabalhar na higienização de livros da Biblioteca do Senado.

Mônica Freitas informou que foram convidados para a homenagem todos os funcionários que, durante o cadastramento, no fim do ano passado, informaram ter algum tipo de deficiência, um total de 69 servidores efetivos, 30 terceirizados e cinco estagiários.

Segundo a coordenadora, os oito portadores de deficiência que vão trabalhar na higienização de livros estarão vinculados a contrato sob gestão da Apae. Mônica também informou que o Senado presta consultoria na área de acessibilidade a cinco assembléias legislativas (Amazonas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo), além de promover um trabalho integrado com o Supremo Tribunal Federal (STF).

Participaram da homenagem, além do primeiro secretário Heráclito Fortes, os senadores Flávio Arns (PSDB-PR), Augusto Botelho (PT-RR) e Romeu Tuma (PTB-SP). Em seu discurso, Heráclito elogiou os ex-presidentes do Senado Renan Calheiros e Garibaldi Alves Filho, que criaram em suas gestões a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência e a Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência.

- Os cuidados com as pessoas com qualquer tipo de deficiência não podem ser tratados apenas em eventos, mas devem ser preocupação permanente de toda a sociedade - disse Heráclito.

O chefe de gabinete do senador Flávio Arns, Aires Neves, que é 'cadeirante', disse que o esforço do Senado em valorizar as pessoas com deficiência é um exemplo para todos os órgãos públicos e empresas, já que deficiência física não é impedimento para ninguém trabalhar e ser produtivo.O diretor geral do Senado, Haroldo Tajra, disse que o esforço da Casa não é apenas para estimular profissionalmente os funcionários com deficiência, mas também para integrá-los socialmente.

http://www.senado.gov.br/Agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=99917&codAplicativo=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário