DUMONT

DUMONT
ESPAÇO DUMONT
Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de março de 2010

Alunos com necessidades especiais terão computador diferenciado para aulas de informática

09h02min - 03/03/2010

Equipamento será utilizado pela personagem Luciana, na novela Viver a Vida
Credito: Reprodução / Rede VanguardaUma escola municipal de São José dos Campos é a primeira do Brasil a receber computadores diferenciados para portadores de necessidades especiais. Os computadores foram doados pelo Instituto Embraer. Eles serão testados por um ano. A intenção é levar o projeto para outras escolas, já que na cidade existem mil alunos com necessidades educacionais especiais.

Os alunos com essas necessidades já estão inseridos na rotina de aulas. O avanço é mudar de ambiente. Com o acesso à sala de informática e à estação ergonômica especializada, os estudantes são bem-vindos no mundo digital. Cada equipamento tem um porta-livro, apoio de cotovelos, teclado expandido, ajustes de altura e de profundidade e até um mouse diferenciado. Tudo para facilitar a vida dos estudantes.

“Está bom para apoiar os braços, o que eu mais gosto de fazer é jogar 'Mário'”, diz sorridente o aluno Tânios Veneziani, de 15 anos.

Credito: Reprodução / Rede VanguardaAs estações foram desenvolvidas por uma empresa joseense no Parque Tecnológico da cidade. E foi destaque na semana passada na novela da Rede Globo "Viver a Vida". A personagem Luciana (Alinne Moraes), que está tetraplégica, vai usar o equipamento para escrever em um blog.

O sistema começou a ser desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiências físicas, mas, aos poucos, os produtores começaram a perceber que a mesa tem vantagens para outras pessoas. Cada necessidade terá suas especificações, como os mais gordinhos, altos ou baixos.

“É um ganho imensurável para a escola esse aluno ter acesso a informática, ele ser efetivamente incluído”, afirma a diretora da escola, Cláudia Khouri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário