DUMONT

DUMONT
ESPAÇO DUMONT
Powered By Blogger

domingo, 14 de março de 2010

Secretaria realiza Simpósio Internacional sobre Síndrome de Down


Nos dias 20 e 21 de março, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) realizam o Simpósio Internacional sobre Síndrome de Down. O evento acontece na sede da Secretaria e tem como temas a serem discutidos os "Avanços da Neurociência" e "Tratamentos Medicamentosos". O dia 21 de março é considerado Dia Internacional da Síndrome de Down, proposto pela Down Syndrome International por fazer alusão à trissomia do cromossomo 21. A data foi comemorada pela primeira vez em 2006.

O evento tem coordenação científica do Prof. Dr. Zan Mustacchi, Médico Geneticista e especialista em Síndrome de Down, e conta com do pesquisador Prof. Dr. Stevens Kastrup Rehen, da Universidade da Califórnia em San Diego e do Instituto de Pesquisa Scripps dos Estados Unidos.

Simpósio em 2009http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=546

Em 2009, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou o Simpósio: Síndrome de Down - Cinquentenário da Trissomia do 21, no qual lançou, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, um calendário de vacinação diferenciado a pessoas com Síndrome de Down.

O calendário diferenciado inclui sete vacinas especiais, entre elas a vacina contra varicela (catapora), contra o vírus influenza (gripe), a vacina pneumocócica e a meningocócica. Atualmente elas estão disponíveis no Crie (Centro Regulador de Imunizações Especiais) apenas em casos específicos, como pessoas portadoras do vírus HIV, com anemia falciforme ou outras anomalias congênitas.

Sobre a Síndrome de Down

A síndrome de Down é caracterizada por uma trissomia do cromossomo 21 e está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico. Estima-se que no Brasil existam 300 mil pessoas com Down - 30 mil em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário