DUMONT

DUMONT
ESPAÇO DUMONT
Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Secretaria adere à Campanha Internacional do Dia do Autismo



Na noite de 1 de Abril, o prédio Empire State em NY foi aceso com luzes azuis em conscientização sobre o Dia Mundial do Autismo, em 2 de Abril. Outros prédios por todo o país e o resto do mundo acenderam luzes azuis. Da mesma forma, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência aderiu à Campanha em prol das pessoas autistas e acendeu luzes azuis em seu prédio localizado na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, São Paulo, SP, na noite do dia 1 de abril. As luzes azuis permanecerão acesas por todo o dia e noite de 2 de abril. É uma forma de chamar atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas.
Sobre o autismo - O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. Uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças  autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sério atraso no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes; outros, presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação da doença também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo.
Um dos mitos comuns é de que todas as pessoas com autismo vivem em seu mundo próprio, isolados, interagindo apenas com o ambiente que criam; isto não é verdade, segundo especialistas. Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela está desinteressada dessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo. Simplesmente ela tem dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa.
Em 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, em assembleia geral, 2 de abril como sendo o Dia Mundial da Conscientização pelo Autismo. Sessenta milhões de pessoas com autismo no mundo, sofrem sem acesso a serviços públicos e privados necessários a todas as pessoas.Dia Mundial - O Dia Mundial pela Conscientização do Autismo lembra, nesta sexta-feira (2), uma doença que mexe com o comportamento de crianças e que, nem sempre, é percebida pelos pais, professores e amigos. Ela provoca uma alteração no cérebro, e atinge a capacidade de comunicação. Outro sintoma é a repetição de movimentos, tanto das mãos quanto do corpo. De cada 500 nascidas, uma tem autismo.
A psicóloga Luana Passos  explicou que há uma tendência maior entre os meninos. “Aparece mais em menino, é quatro vezes mais frequente. O diagnóstico deve ser precoce para que o tratamento seja melhor. Tem que procurar um médico quando perceber que ele está com atraso na linguagem, e quando houver algo diferente no olhar. Além disso, 10% das crianças autistas têm característica de ter crescimento muito significativo em alguma área”, disse.
Para que o preconceito diminua, os profissionais que trabalham com essas crianças usarão, durante todo o mês de abril, um laço azul no peito para que, cada vez que for perguntado o motivo da faixa, eles expliquem um pouco mais da doença.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário