DUMONT

DUMONT
ESPAÇO DUMONT
Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo monta a primeira academia para pessoas com deficiência no Brasil


Inclusão no exercício físico


O Parque da Juventude, que integra a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, mudou a paisagem da zona norte ao substituir a Casa de Detenção do Carandiru por uma grande área verde de 240 mil metros quadrados, envolvendo esporte, turismo, cultura, lazer, meio ambiente, cidadania e também inclusão social da pessoa com deficiência.

Esta inclusão resulta na primeira academia de musculação do Brasil destinada à pessoa com deficiência, que, há mais de uma semana, está em pleno funcionamento no Parque.  "Os aparelhos foram elaborados pensando na necessidade e carência que existe em relação aos cadeirantes", afirma o coordenador de projetos da Physicus, Carlos Firmino (parceira do Parque). A direção da empresa estuda a doação de outras academias Apadef para várias regiões do país. Os aparelhos já tinham sido apresentados na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), em São Paulo, no mês passado.

Os aparelhos funcionam sobre uma plataforma na qual o usuário se instala com a cadeira de rodas que é travada com um sistema próprio da estação. Em seguida, o usuário começa a exercitar-se. No movimento, a plataforma onde está apoiada a cadeira de rodas irá elevar-se durante o exercício. O usuário irá utilizar o peso do próprio corpo. "Não é preciso instrutor para se exercitar", diz Firmino, que criou os equipamentos com o auxílio de cadeirantes, inclusive atletas, como o jogador de basquete Willian Prudêncio. "Temos a chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro", finaliza o inventor.

Um comentário:

  1. Olá Sou meu nome é Vinícius, sou novo no Orkut, tbm sou radialista, em minha ciodade Marília SP, há 4 anos gravei pra biblioteca Braille de minha cidade vário materiais em áudio boock, agora estou passando –os para o you tube, por favor, ouçam, façam bom proveito, exijam consciêntesseus direitos, de inclusão informação, digital. Gravei e estarei postando, Código Nacional de Acessibilidade, Estatuto do Idoso, Lei Rouaet, leide incentivo á cultura e arte, Revista áudio boock, curiosidades curiosas, João de barro, livro saúde ou doença a escolha é sua. Bom ae vai alguns já postados, se liguem essa semana tem mais.
    Código Nacional de Acessibilidade Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=IF5-BcBRuGo
    Código Nacional de Acessibilidade Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=-6YTqR72wkM
    Código Nacional de Acessibilidade Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=KM_XggcKKKs
    Código Nacional de Acessibilidade Parte4 http://www.youtube.com/watch?v=nN3uZOnlJn0

    ResponderExcluir